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Guest Post pago: o que é e como fazer

Dentro do vasto universo do marketing digital há inúmeras técnicas que podem ser usadas para fazer a divulgação de um negócio ou empresa. No entanto, como se trata de diversas maneiras para atrair um público cada vez maior e qualificado para a sua empresa, por exemplo, por vezes fica um pouco complicado saber qual é a melhor estratégia a ser usada.

Pensando nisso, criamos este artigo com o intuito de tratar sobre uma das melhores estratégias do marketing digital que podem, sim, fazer total diferença para o seu negócio. Estamos falando do guest post pago.

Não se preocupe se de repente você caiu aqui de paraquedas, se é iniciante ou se nunca ouviu comentário sobre o termo, pois neste conteúdo você irá saber desde o que é um guest post pago, qual é a importância desta técnica, os tipos de guest post, como fazer e, por fim, mas não menos importante, como comprar guest post.

Afinal, o que é um guest post pago?

post de convidado

Traduzido de maneira literal do inglês, o guest post é o “post  convidado”. Embora não traduza a sua implementação prática na maioria dos casos, isto é, a produção de um conteúdo para outro site ou página com o fim de alavancar sua visibilidade e poder de alcance na internet, não deixa de ser uma técnica efetiva.

De maneira geral, os guest post não funcionam como um convite para quem deseja produzir conteúdo gratuito para outra página com a finalidade de ter mais visualizações para o seu trabalho. A prática mais comum é o oferecimento da ideia para um colega ou futuro parceiro e, assim, fechando um acordo, passa-se a fase de criação de conteúdo.

É importante ressaltar desde o início que esta técnica não só é válida para quem tem um site iniciante na internet, blogs de grande sucesso também fazem esta prática com o fim de aumentar a quantidade de visitantes em sua página. Afinal, seja um site avançado ou iniciante, todo mundo gosta de ter pessoas qualificadas indo diretamente para o seu blog, por exemplo.

A comprovação prática disso, via de exemplo, é quando uma marca de roupa fitness muito conhecida continua criando conteúdo para sites bastante famosos para que, dessa forma, use o site onde será postado o conteúdo como funil e, desse modo, conquiste a visita de pessoas que realmente tenham vontade de comprar roupas fitness, é a ideia de “público qualificado”.

Agora que você sabe o que é e também para o que serve a técnica de guest post, o que acha de entender mais sobre a relevância dessa estratégia e também descobrir os tipos de guest posts existentes? Continue com a gente e saiba muito mais ao final do artigo.

Qual é a relevância de um guest post?

Como dito, tanto os sites iniciantes quanto os mais avançados podem aproveitar as diversas vantagens da técnica de guest post. Porém, qual é a relevância de usar essa estratégia de marketing digital para um negócio, um site, um blog ou página? Será que se limita a simplesmente criar conteúdo gratuito para outras marcas? Entenda mais a seguir!

Toda e qualquer empresa que se valorize sempre irá produzir conteúdo que realmente faça diferença na vida do seu público, afinal, nem sempre este público irá querer ou poder comprar de sua marca, ao contrário disso a maioria das vezes os leads querem consumir conteúdo gratuito. E, ao passo que se produz conteúdo que agrega valor, com o decorrer do tempo é possível preparar o mesmo público para novas compras.

Analisando estes quesitos, é daí que surge a importância de criar guest post. Entenda que criando conteúdo apenas dentro do próprio site o que normalmente acontecerá é a manutenção do mesmo público, ou seja, as pessoas que estão acostumadas com a sua marca.

No entanto, ao produzir conteúdos gratuitos (leia-se guest post) para outras marcas, empresas, sites e etc, termina por girar a engrenagem da máquina do marketing digital, qual seja, atração de uma maior público, também qualificado, e, portanto, de pessoas que não conhecem a sua marca e que, por ser novidade, pode aumentar as chances de compra do seu produto, por exemplo.

Além disso, a importância de guest post reflete em outros pontos cruciais, tais como:

  • Manutenção de um público diversificado visitando o seu negócio;
  • Aumento da credibilidade da sua marca dentro dos motores de busca;
  • Tornar-se relevante dentro do próprio nicho;
  • Maiores chances de conquistar parceiros de guest post, seja para publicar conteúdos no site deles ou eles publicaram conteúdo em seu site, o que não é nada mal.

Tudo isso precisa e deve ser levado em conta na hora de decidir buscar parceiros que façam trocas de conteúdo com a sua empresa/marca. Mas, será que existe um único tipo de guest post ou  há outras espécies que podem se adequar melhor a sua meta? Além disso, é possível comprar guest post? Veja isso e muito mais no decorrer deste artigo.

Tipos de guest post

redacao online

É muito comum dentro do marketing digital, principalmente entre os iniciantes, que se pense que há somente um tipo de guest post, ou seja, aquele que fale simplesmente de uma empresa, site ou página. Contudo, a verdade é que isso não passa de uma falácia e, sendo assim, criamos este tópico para que você expanda ainda mais seus conhecimentos a respeito desta técnica.

Guest post pago

O guest post pago é uma das duas espécies de guest post existentes no marketing digital e que, assim como a outra espécie, vale muito a pena investir tempo, dedicação e, neste caso, dinheiro.

Como se pressupõe, dentro da prática do guest post pago basicamente há o pagamento para que o seu conteúdo gratuito, o post em si possa aparecer em outro site, seja por meio de ferramentas que busca parceiro, seja através do pagamento direto para o site onde o seu post será publicado.

Tudo bem, agora você pode perguntar: “mas se existe guest post gratuito, por que comprar guest post?”. A resposta é simples, a sua chance de crescimento considerável é ainda maior. Normalmente, as plataformas que não aceitam parcerias gratuitas para guest post são do nicho de notícia.

Lembre-se, os sites e páginas de notícias são muito bem visitados e um guest post pago pode render outras centenas e quem sabe milhares de views em seu site. Além disso, é importante chamar a atenção que os sites que cobram para a publicação de guest post, normalmente, são bem ranqueados nos motores de buscas e têm não só alta visibilidade, mas credibilidade o que, por consequência, aumentará o seu crédito nos mecanismos de busca também.

Guest post gratuito

Sendo a forma mais comum de uso de guest post, o de natureza gratuita também é válido para o crescimento do seu negócio. De forma geral, ao contrário do guest post pago, o guest post gratuito funciona como uma troca, qual seja uma empresa publica um conteúdo em outro site e este ganha uma publicação de qualidade e que gera valor para o seu público-alvo, ao passo que a empresa tem acesso ao público já qualificado do site.

Não se engane pensando que os sites e/ou páginas que aceitam parcerias gratuitas não sabem bem ranqueados no Google, por exemplo. O fato de optarem por não cobrar para a publicação, no próprio, de guest post nada tem a ver com o quanto são relevantes e de alta credibilidade na internet.

Como também, por ser gratuito, os donos dos blogs analisam muito bem o teor do conteúdo produzido. Afinal, um mal conteúdo publicado pode não gerar valor para os visitantes, diminuir a quantidade de views e, acima de tudo, ser desqualificado diante do motores de busca.

Você realmente sabe fazer um guest post? Aprenda agora!

guest post

Assim como outras técnicas, o uso de guest post pago ou gratuito é algo sério e que deve ser utilizado com todo cuidado possível. Desse modo, separamos um passo a passo rápido para que tenha ideia de como estruturar bem um guest post, seja ele um guest post pago ou gratuito.

Definição de objetivo

Tanto guest post pago quanto um gratuito possuem dois principais objetivos, são eles: gerar mais visitantes ou conseguir aumentar a quantidade de conteúdo do próprio blog. Por conta disso, definir qual é o objetivo é de elevadíssima importância.

Pois, um guest post que focado na quantidade de conteúdo do próprio blog, normalmente, está em busca de mais tráfego ou aumento da relevância frente aos mecanismos de buscas. Ao passo que quando o foco é voltado para gerar mais visitantes, por sua vez, é comum que queira aumentar a quantidade de venda dos produtos da marca.

Definindo os objetivos, então, é possível que a análise dos requisitos do post seja melhor direcionado.

Defina as regras de publicação

No caso de estar em busca de pessoas que publiquem, gratuitamente, conteúdo no seu site, então, esta parte na criação do guest post pago ou gratuito é importantíssimo, principalmente para um boa convivência profissional. A definição das regras de publicação, entres outros pontos importantes, serve para:

  • Manter intacta a linguagem e identidade do site;
  • Produção de conteúdo sempre com um nível de qualidade esperado pelo seu público;
  • Respeito ao tema do seu blog.

Estes são pontos cruciais para a definição de regras de publicação caso seja o dono de um site, blog ou marca, por exemplo.

Estude SEO

Esta dica vai tanto para quem é dono de site ou para quem escreve para sites. Uma vez que, o estudo da técnica de SEO permite que os donos do site tenham uma visão mais qualificada quanto aos conteúdos que estão sendo publicado em sua página, assim evitando a queda na posição de busca e, para quem escreve, serve para que seu parceiro queira manter a parceria e até indique seu trabalho.

Além do mais, com maior ênfase em quem produz conteúdo, ao comprar guest post não lhe torna invulnerável, isto no sentido de não precisar criar conteúdo de qualidade, pois mesmo sendo pago o post irá ser publicado apenas se passar pelas diretrizes de quem vende.

Como também, comprar guest post e saber usar as técnicas de SEO de maneira efetiva fará com que não seja um investimento jogado fora e o ranqueamento do seu post seja bom a ponto de, por consequência, direcionar mais visitantes para o seu site. Portanto, independentemente da posição, mantenha sempre os estudos atualizados sobre SEO ou comece o quanto antes.

Conclusão

Como foi abordado, o guest post é uma técnica que pode ser usada tanto por iniciantes quanto avançados no conhecimento das técnicas de marketing digital, como também, a importância da técnica para a sua empresa e/ou marca.

Além do mais, foi dito que o guest post gratuito é tão relevante quanto o guest post pago e que, por isso, vale a pena investir em cada um deles e que, seja você o dono ou quem escreve o conteúdo gratuito ou prefere comprar guest post, a linguagem SEO é importante para a construção do conteúdo.

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