Infiltração no teto: quais são os riscos e como a tecnologia pode ajudar

Muitas pessoas ainda sofrem com infiltração no teto.

Infelizmente esse ainda é um grande problema enfrentado por muitos, devido a problemas recorrentes nas construções. Um teto com problemas de infiltração tem um aspecto visual negativo, deixando o ambiente com a sensação de desleixo, pinturas descascando, manchas de mofo, entre outros.

Todos esses aspectos comprometem a valorização do imóvel e também representam riscos à saúde estrutural da edificação.

São muitos os motivos que levam a ter infiltração no teto. A primeira providência que o dono deve tomar é descobrir de onde está vindo a infiltração para poder corrigi-lo o quanto antes. Quando há incidência de infiltração, não adianta fazer reparos, como pinturas, reboco, forro e outros concertos. O indicado é identificar de onde está vindo a infiltração para poder corrigir o problema. Caso isso não aconteça, o problema irá continuar e todo o esforço será em vão.

Existem muitos avanços na tecnologia para impermeabilização, uma delas é o uso de manta asfáltica. Essa tecnologia tem se mostrado muito eficaz, e é usado amplamente no Brasil.

Afinal, o que é manta asfáltica?

A manta asfáltica é desenvolvida com materiais asfálticos modificados, onde são usados vários elementos, como filme, polietileno, poliéster, borracha e fibra de vidro.

Todos esses materiais fazem parte de sua estrutura e contam com características próprias, que podem assegurar diversos atributos, como aumento da resistência, puncionamento ou maior resistência à perfuração, além de ter um custo bem menor.

Como aplicar a manta asfáltica?

Na hora de fazer a aplicação da manta asfáltica, é importante que a pessoa tenha muito cuidado. Ao contratar uma mão de obra desqualificada pode gerar falhas na impermeabilização.

Por isso, é importante escolher uma empresa especializada, portanto as recomendações referentes à aplicação da manta asfáltica são fornecidas pelo fabricante.

Uma das recomendações é a respeito da sobreposição de mantas, que deve ser no mínimo de, 10 cm para que não haja falhas, também é recomendado ter cuidado com as juntas de dilatação, ralos, e encontros com planos verticais, visto que são pontos críticos, e caso a execução seja mal feita, irá causar problemas na impermeabilização.

Veja os tipos de mantas asfálticas

Os tipos mais comuns de manta asfáltica são: manta asfáltica aderida, manta asfáltica flutuante, manta aluminizada, e manta ardosiada.

Veja como identificar a infiltração no teto

É comum que as pessoas sofram com a infiltração no teto, isso porque muitos imóveis foram feitos de forma irregular. Portanto, esse tipo de infiltração traz prejuízos para o dono do imóvel, visto que ele fica com uma aparência feia, passando uma sensação de desleixo.

Com isso, o proprietário não consegue alugar o imóvel ou até mesmo vendê-lo. São muitas as razões que causam a infiltração no teto do seu imóvel. Então, o primeiro passo a ser feito para resolver esse problema, é identificar o motivo da infiltração, para fazer o reparo necessário.

Verifique a origem da umidade

Encontrar a causa da infiltração do teto nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns casos a umidade está surgindo por causa de alguma falha imperceptível e escondida. Por isso, é importante verificar o tipo de infiltração para poder corrigir essa falha. 

É importante verificar se não há partições no telhado, pois essa é uma das causas mais comuns da infiltração. O partimento do telhado acontece quando o material não resiste à ação do tempo. Assim, a água que era para cair na calha, acaba entrando pelas rachaduras das telhas, causando a infiltração.

Busque por rachaduras na laje

Outra causa da infiltração no teto são as rachaduras na laje. Os imóveis que possuem apenas uma laje externa sofrem mais com esse tipo de infiltração. Nesse caso, a infiltração se torna um problema gravíssimo, visto que pode comprometer a estrutura do imóvel que tem ligação direta com a laje. Caso aconteça uma fratura, os danos podem ser irreversíveis. Nesse caso, o proprietário deve checar toda a estrutura que sustenta o imóvel, como colunas, alicerce, entre outros. O proprietário precisa fazer a impermeabilidade da laje.

O problema de infiltração também pode estar ligado à tubulação. É comum que alguma tubulação vaze e acabe comprometendo paredes ou até o teto dos apartamentos. Nesse caso, o indicado é fazer os reparos da tubulação, abrindo a parte do teto que está tendo infiltração, para que os ajustes sejam feitos.

O banheiro úmido também pode ser uma causa de infiltração no teto do seu imóvel. Mesmo que não haja infiltração, seja apenas a umidade do seu banheiro, é necessário fazer os reparos para não comprometer o visual do ambiente. Um jeito fácil de acabar com esse problema é trocando as janelas do banheiro para que haja uma melhor circulação do vento.

Portanto, para identificar a infiltração no teto do seu imóvel, é necessário ficar atento às manchas de mofo, pintura descascando, caixa d’água com defeito ou goteiras e buracos.

Como impermeabilizar seu telhado com silicone

Quando sua casa está com infiltração no teto, a maior preocupação são os gastos com os reparos.

Como esses problemas só ficam expostos em períodos de inverno, o proprietário se preocupa com o fato de fazer as obras de remoção e reinstalação do telhado e, no decorrer desse tempo de obras, os prejuízos no interior da casa serem ainda maiores.

Além do mais, é muito difícil encontrar mão de obra profissional para realizar os serviços de forma rápida, materiais de boa qualidade e a dificuldade de acesso, entre outros. Nesse caso, a solução 100% silicone é uma ótima opção para fazer a impermeabilização de grandes telhados, visto que é possível fazer reparos, ao invés de refazer. Veja como é simples:

O proprietário não precisa quebrar a estrutura existente. A solução 100% silicone pode ser aplicada diretamente sobre o telhado com mantas aluminizadas, revestimentos acrílicos e muitos outros. Dessa forma, as obras ficam mais rápidas, e não acumula entulhos e sujeiras.

Além do mais, o material de impermeabilização 100% silicone é leve, por isso não causa sobrepeso na estrutura do imóvel.

Ao aplicar a solução 100% silicone na cor branca para impermeabilizar o telhado, haverá uma redução de até 35% nos custos com refrigeração quando se compara ao telhado comum. Isso acontece não apenas porque a cor é branca é um refletor natural de luz (fato que, sozinho, não explicaria tamanha redução), mas, porque a solução química em silicone também ajuda a manter o isolamento térmico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *