o que faz um profissional de marketing digital

O que faz um profissional de marketing digital?

Com a migração de praticamente todos os serviços para o mundo digital, um dos setores que mais cresceu foi o do marketing digital. Isso se deu principalmente na pandemia, de modo que empresas e pessoas físicas deixassem o ambiente exclusivamente físico e desenvolvessem as suas atividades na internet. Nesse sentido, o profissional de marketing digital viu uma das maiores oportunidades para crescimento já registradas. Logo, ganharam notoriedade e passaram a desempenhar um papel fundamental nas empresas que desejam sobreviver a essa mudança no mercado. Para entender melhor o que faz um profissional de marketing, você precisa esquecer o estereótipo que tais profissionais estão ligados apenas a outdoors e propagandas.

Nos dias atuais, devido a todas as grandes transformações digitais que o mercado está passando, as empresas são praticamente obrigadas a contarem com a ajuda desses profissionais – pelo menos aquelas que desejam permanecerem competitivas – , de tal forma que eles sejam decisivos na hora de melhorar a comunicação da marca e acrescentar melhorias a um negócio online. Pensando nisso, criamos o presente texto para falar um pouco mais sobre o que faz um profissional de marketing digital. Portanto, para ficar por dentro dessas e de outras informações, continue lendo este texto e descubra tudo que reunimos sobre o tema.

Antes de tudo, o que é marketing digital?

De início, podemos nos referir ao marketing digital como um conjunto de estratégias e ações de marketing aplicadas nas mídias digitais. Devem adaptar-se aos dispositivos móveis e utilizar as comunicações para promover produtos e serviços de forma personalizada, eficaz e rápida. Este aspecto do marketing é bastante amplo. Isso porque, com ele, pode-se estabelecer uma relação mais próxima com a massa consumidora. O marketing digital tem a capacidade de promover a marca e acompanhar os clientes em todas as etapas do processo de compra. Tudo isso se dá graças ao profissional de marketing digital e as suas estratégias.

Com o marketing digital, você pode ficar de olho em seus consumidores desde o momento em que chega à sua empresa até o pós-venda. Este é o momento de implementar ações voltadas à fidelização e compartilhamento de conteúdo. Isso é especialmente importante porque o mundo passou por mudanças tecnológicas e, finalmente, levou a novos comportamentos de compra e novas maneiras de os consumidores se conectarem com suas marcas.

O que faz um profissional de marketing digital?

o que faz um profissional de marketing digital

O profissional de marketing digital é responsável ​​por todos os aspectos de uma marca. Por exemplo, eles ajudam a promover melhor a marca e como atrair e engajar novos clientes. Gerenciar a identidade da marca não é uma tarefa fácil, requer confiança, energia e consciência de mercado. Portanto, esse trabalho deve ser atribuído a profissionais especializados nessas tarefas. Os profissionais de marketing digital geralmente são treinados e possuem uma formação acadêmica na área de comunicação e correlatas, como é o caso do jornalismo, comunicação social e várias outras. 

Com base neste conhecimento, combina uma série de técnicas para o desenvolvimento da empresa, otimizando e preservando ao máximo todos os elementos de identidade que a empresa possui. Este profissional também é responsável por criar sites responsivos com excelente usabilidade em dispositivos móveis. A página ainda deve carregar rapidamente. Por isso, é muito importante que os profissionais entendam a importância da hospedagem e instalação de sites.

O que é preciso estudar para se tornar um profissional de marketing digital?

Além dos conhecimentos nas áreas que citamos anteriormente, o profissional de marketing digital também precisa estudar outras áreas, como:

  • Mídias digitais;
  • Análise do público-alvo;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de tráfego;
  • Redação;
  • Engajamento.

Independente de qual seja a empresa e o seu ramo de atuação, é certo que todas elas necessitam do marketing para a sobrevivência do negócio. Isso se deve ao fato de que para conquistar novos clientes, melhorar o posicionamento da marca e consequentemente o seu faturamento, é necessário contar com a ajuda de profissionais que sejam capazes de realizar esses passos, saber como anunciar no Facebook e demais redes.

Nesse sentido, podemos dizer que o marketing é uma ferramenta que está presente em qualquer empresa com potencial para crescer. Logo, o profissional que deseja atuar nessa área necessita desenvolver a sua aptidão estratégica na área, assim como estudar algumas outras matérias, como programação, gestão de negócios, economia, comunicação social, entre outras. Essas matérias costumam fazer parte do portfólio de um bom profissional de marketing digital.

Principais funções ocupadas por profissionais de marketing digital

Da mesma forma que acontece com as demais profissões do marcado, um profissional de marketing digital também pode contar com diversas áreas e segmentos de atuação. Abaixo, separamos os principais deles:

Marketing de afiliado

O profissional de marketing digital que atua na área de afiliados é responsável por criar ações de divulgação de produtos e em troca, receber uma comissão com as vendas desses produtos. Trata-se de uma área bastante simples de ser entendida. O profissional se cadastra em uma plataforma como Hotmart, Buzz, etc. Em seguida, ele precisará promover um produto que se encontra na plataforma. Fazendo isso, cada venda realizada, parte do valor pago será oferecido como recompensa (comissão).

Social Media

O profissional de marketing digital atuante na área de Social Media irá executar funções como monitoramento das páginas de uma empresa, assim como gerar conteúdos, analisar os dados e fazer as atualizações necessárias. Logo, quem se interessa em trabalhar como social media precisa estar conectado e saber usar as grandes plataformas digitais, aprimorando as suas estratégias de acordo com as tendências. Assim, ele consegue fazer com que a sua empresa se mantenha concorrente em relação as demais presentes no mercado.

Gestor de Tráfego

Aqui, temos possivelmente o mais popular ramo para um profissional de marketing digital. Isso porque a maioria deles opta por seguir essa carreira. O gestor de tráfego será responsável pelo gerenciamento das contas de uma empresa, bem como a otimização dos anúncios, análise e planejamento, entre várias outras. Tudo isso tem como único objetivo proporcionar mais visibilidade para uma marca ou empresa e fazer com que um grande número de pessoas possa ter acesso a ela.